A Política Externa Corporativa é a diretriz resultante do planejamento e mapeamento do conjunto de interesses e objetivos políticos da organização. Nela devem ser estruturadas estratégias voltadas à orientação da atuação de seus agentes, executadas primordialmente, conforme teorias contemporâneas da diplomacia corporativa, em quatro dimensões: mercado, sociedade, governo e informação.

A matriz de relacionamento, integrante da Política Externa Corporativa, é produto do mapeamento das instituições com as quais a empresa possui interesse de interação, buscando ganhos econômicos, influência e relacionamento político (soft power), facilitação burocrática ou por interesses de cooperação técnica e científica, entre outros.

As perguntas abaixo foram elaboradas de forma a representar um modelo simplificado de como a matriz de relacionamento pode ser construída.

Dimensão Mercado

  • Quem são os atuais parceiros comerciais?
  • Quais os segmentos nos quais a organização pretende atuação? Diferenciar nichos estratégicos.
  • Com quais instituições a organização pretende estreitar vínculos para reforçar o seu posicionamento como ator econômico?

Dimensão Governo

  • O relacionamento com instituições governamentais deve ser fundamentado nas políticas organizacionais das dimensões Sociedade e Informação.
  • Com quais instituições a organização pretende estreitar vínculos para fortalecer seu posicionamento como ator econômico?

Dimensão Sociedade

  • Qual o posicionamento da organização como ator social? Com a transição do modelo de desenvolvimento econômico predatório para a sustentabilidade, torna-se importante desenvolver um posicionamento que defenda um papel de ator educador, transformador cultural, gerador de valores humanos e de conhecimento.
  • Com quais instituições a organização pretende estreitar vínculos para reforçar essa imagem?

Dimensão Informação

  • É importante definir claramente a filosofia organizacional (conceitos) e comunicá-la à estrutura social de forma bem planejada.
  • Com quais instituições a organização pretende estreitar vínculos para difusão da filosofia organizacional (mapeamento de canais de comunicação)?

Sobre a autora:

Juliana Michelon Alvarenga é Bacharel em Relações Internacionais e MBA em Business Intelligence. Experiência profissional em linguística, comércio exterior, desenvolvimento de projetos e pesquisa científica.

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