Neste momento de oportunidade para as exportações, os empresários brasileiros têm cada vez mais dirigido suas estratégias para a atratividade do mercado norte americano. Sem dúvidas, pois os EUA possui uma economia robusta complementar à economia brasileira, um mercado de previsibilidade aberto para o comércio internacional e um público consumidor formador de um ecossistema onde as regras do jogo são de fato desenvolvidas para facilitar a dinâmica dos negócios.

Os projetos de expansão comercial e de investimentos destinadas a este mercado, ou por via de regra a qualquer outro mercado internacional, devem passar necessariamente por um processo sólido de pesquisa e planejamento. Muitas empresas investem, mas poucas se preparam realizando ampla análise do mercado e da indústria de destino, buscando entender as leis e regulamentações, iniciando o estabelecimento de conexões e estudando com profundidade a cultura local. Esses são fatores-chave para o sucesso de qualquer empreendimento no exterior.

Nos Estados Unidos o ambiente de negócios é facilitado por uma cultura empreendedora dinâmica, mas é extremamente competitivo, com foco em inovação, eficiência e qualidade. É imprescindível desenvolver o Business Plan com visão de médio e longo prazo, pois, além de estar enraizado na cultura empreendedora local, é a primeira ferramenta solicitada ao empreendedor ao sentar para negociar com investidores, bancos e agências governamentais. É necessário entender como vai entrar no mercado, como vai exportar os produtos e ter uma operação bem definida para a estratégia de internacionalização.

Fatores culturais. Ao contrário do jeitinho brasileiro, o sistema americano funciona com base na confiança mútua, tanto a nível cultural como a nível institucional. É constituído, em grande parte, por uma cultura de ética e transparência nas negociações B2B, clareza na definição das responsabilidades e objetividade na comunicação de interesses.

Outro fator cultural importante de se ressaltar é a competência profissional. O sistema educacional é acessível e eficiente, com forte cultura acadêmica científica e multidisciplinar. Os programas de treinamento dentro das empresas são extensos e bem fundamentados. As empresas iniciam o investimento no profissional desde o momento da contratação, e isso é parte importante na manutenção de uma cultura de padrões de excelência no atendimento ao cliente e na execução das atividades dentro da empresa.

Fatores operacionais. O país possui sistemas avançados de infraestrutura e fortemente baseado no desenvolvimento tecnológico. É composto por uma extensa malha rodo, aero e ferroviária conectando de forma eficiente todo o território continental, além de contar com sistemas de comunicação de alto padrão e energia barata. O acesso à informação é amplo e é relativamente fácil de se conseguir apoio de agentes governamentais e terceiro setor.

Mas obviamente essas são observações superficiais. A análise de viabilidade do negócio dependerá inicialmente do investimento de recursos e tempo para a compreensão de diretrizes e práticas, que incluem questões mais complexas como barreiras técnicas, exigências governamentais e tramites e implicações legais mais específicas, por exemplo. Mas já temos aqui um bom começo.

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