Curriculum Vitae

Juliana Michelon Alvarenga é brasileira, profissional acadêmica, graduada em Relações Internacionais e MBA em Business Intelligence. Viveu 6 anos nos Estados Unidos (1998 – 2004) e visitou importantes mercados internacionais, como os emergentes China (2014), Rússia (2015) e o mercado de livre comércio da América Latina, Chile (2016).

Entusiasta das teorias do Neofuncionalismo e Interdependência Complexa, desenvolve novos horizontes de convergência paradigmática e de macrogovernança para o princípio de Integração Sistêmica da Convenção de Vienna, particularmente voltados ao estabelecimento de um sistema de informação para a democracia, universalmente inclusivo e que incorpore a base para o processo de integração global. Esse trabalho sugere a construção de um modelo global de governança fundamentado nos conceitos de Open Society, Informational Democracy e Collective Intelligence.

Desde 2010 promove o exercício da Diplomacia Corporativa como principal ferramenta de expansão internacional para o setor privado e para o relacionamento com o institucionalismo público, capacitando profissionais e oferecendo serviços de assessoria em projetos de internacionalização de negócios e de relações governamentais.

Defende a aplicação de uma visão global em estágios iniciais de abertura e acesso aos mercados internacionais, com estratégias customizadas que incorporam programas de fomento e subsídios governamentais disponibilizados pelo mecanismo público de internacionalização. Esse modelo institui a execução operacional apoiada no exercício mais complexo da diplomacia e das relações governamentais, construindo a Política Externa Corporativa (Matriz de Relacionamento Institucional), mediando relações entre instituições privadas e instituições públicas em iniciativas PPP e promovendo a participação mais democrática na construção e execução das políticas de desenvolvimento setoriais.

 

Visão: Prosperidade universal e desenvolvimento humano.

Missão: Preparar as instituições para os complexos desafios da globalização.

Valores: Excelência Profissional | Governança Ética | Fundamentação Científica.